A marca de uma organização, seja ela pública ou privada, constitui um dos seus mais valiosos ativos.
É justamente a marca que a identifica e a distingue na sociedade, representando sua missão e seus valores institucionais.
Desde sua criação na década de 1950, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vem construindo uma identidade única perante a opinião pública, consolidada em sua marca institucional. A preservação da consistência e integridade desta marca está diretamente relacionada à defesa da reputação da Universidade, de como ela é considerada por seus públicos e de como deseja ser vista.
Com o objetivo de garantir a integridade da marca Uerj, a Reitoria emitiu um Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda), regulamentando sua aplicação e normas gerais de uso. Neste contexto, atribuiu à Diretoria de Comunicação Social (Comuns) a definição dos critérios técnicos que devem ser observados e seguidos por todas as unidades acadêmicas e administrativas vinculadas à Uerj, bem como pelas demais instituições parceiras.
Como parte integrante do Aeda, apresentamos o Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj, contendo informações e orientações ricamente ilustradas de como utilizá-la corretamente, seja sozinha ou em conjunto com outras marcas. Os exemplos incluem cartões de visita, crachás, slides, veículos e muito mais, além de alguns usos indevidos frequentes, que precisam ser evitados.
Este conjunto de normas e parâmetros deve ser seguido por todos e, em caso de dúvidas, a Diretoria de Comunicação Social está à disposição. E-mail: comuns@uerj.br
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD PPGCE